Mobirise


Perguntas Frequentes

1) O que é o Programa Bom Aluno?

É um programa que tem por objetivo apoiar financeiramente o estudo de bons alunos, provenientes de famílias de recursos financeiros limitados.

2) Como funciona o Programa Bom Aluno? 

Os alunos aprovados em todas as etapas de nosso processo seletivo, passam a ter aulas de aprofundamento em Português e Raciocínio Lógico-Matemático conosco, a partir de fevereiro do ano seguinte à realização do processo seletivo. Também oferecemos curso de Inglês, Desenvolvimento Pessoal e Hábito de Estudo. Fornecemos auxílio transporte, auxílio alimentação e todo o material didático necessário. Esse apoio se mantém até o término do ensino superior, desde que haja necessidade e sejam cumpridas as exigências relacionadas às ótimas notas, bom comportamento e frequência.

3) Onde acontecem essas aulas? Quais os horários?

As aulas acontecem em Belo Horizonte, em nossa sede, na Avenida Brasil, próximo à região hospitalar. Na parte da manhã, as aulas são de 7h50 às 10h50 e na parte da tarde de 14h às 17h. No 7º ano há encontros 4 vezes por semana, no 8º ano, 3 vezes por semana, do 9º ao 2º ano, 2 vezes por semana, e no 3º ano, 1 vez por semana.

4) Quando estão abertas as inscrições para o Programa Bom Aluno?

Nossa seleção acontece de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares. As inscrições ficam abertas do início de abril até meados de agosto. A ficha de inscrição fica disponível nesse site, mas também é enviada diretamente para as escolas, para ser entregue aos alunos que tenham o perfil buscado. Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

5) Quem pode participar do Processo Seletivo do Programa Bom Aluno?

No ano da seleção, qualquer aluno que esteja cursando o 6º ano, em escola pública ou particular com 100% de bolsa oferecida pelo colégio, tenha ótimas notas, bom comportamento, nenhuma reprovação e seja de família de recursos financeiros limitados, ou seja, renda bruta mensal de no máximo um salário mínimo por pessoa que mora na casa. O valor do salário mínimo atualmente é R$998,00.

6) Como calcular a renda bruta mensal por pessoa?

A renda é calculada somando-se a renda bruta mensal de todas as pessoas que moram na mesma casa que o aluno e depois dividindo-se esse valor pelo número total de pessoas que moram na casa. Se o resultado for de no máximo um salário mínimo por pessoa, o estudante poderá concorrer a uma vaga no Programa Bom Aluno.


 

7) Meu filho não está no 6º ano. Ele pode participar do processo seletivo do Programa Bom Aluno?

Não. O Programa Bom Aluno só seleciona alunos que estejam no 6º ano.

8) Como é o processo seletivo do Programa Bom Aluno?

A primeira etapa é o preenchimento e envio de ficha de inscrição, documentação solicitada e boletins do aluno, do 5º ano e do 6º ano para o endereço informado na ficha. A segunda etapa é uma prova de Português, Matemática e Produção de Texto. A terceira etapa é uma dinâmica de grupo. A quarta etapa é uma entrevista com o aluno e sua família. A quinta etapa é a visita de uma assistente social. Por fim, a sexta e última etapa, é uma aula experimental. O resultado final é divulgado no início de dezembro. As cinco primeiras etapas são eliminatórias. O cronograma previsto para nossos processos seletivos é o seguinte:


9) Qual a matéria da prova?

A matéria é a da escola, não sendo necessário nenhum estudo específico.

Português: Leitura e interpretação de textos narrativos (crônica, notícia, reportagem, tira de humor), anúncios publicitários e dissertativos (textos de opinião e charge), Classe de palavras: Artigo, Substantivo, Adjetivo, Preposição, Pronome (Pessoal, Possessivo e Demonstrativo), Tempos verbais do Modo Indicativo: Presente, Pretérito (Perfeito e Imperfeito) e Futuro, Sílaba átona e tônica, Divisão silábica, Acentuação gráfica.

Produção De Texto (Redação): Produção de um texto dissertativo, com mínimo de 15 linhas, abordando um tema atual sobre a vida em sociedade. Serão avaliados os seguintes itens do texto: CONTEÚDO (abordagem adequada do tema), ORGANIZAÇÃO (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) e EMPREGO DA NORMA CULTA.

Matemática: I – Números Naturais (IN): 4 operações básicas, Potência, Expressões numéricas, Divisores de um número natural, Cálculo do maior divisor comum (m.d.c), Cálculo do menor divisor comum (m.m.c), Problemas, Análise de gráficos. II - Números Racionais (Q) – Frações: Frações equivalentes, Comparação de frações, Operações com frações e com números decimais: adição, subtração, multiplicação, Divisão e Potência, Expressões numéricas, Problemas. Cálculo da porcentagem, Análise de gráficos, Números Racionais – Forma Decimal. III – Geometria: Ideias intuitivas ou fundamentais: ponto, reta e plano, Identificar os sólidos geométricos e figuras planas, Ângulos, Unidade padrão de comprimento (múltiplos e submúltiplos; mudança de unidade), Áreas do retângulo e do quadrado.

10) A família não tem o boletim do ano anterior, mas tem o histórico escolar com as notas. Pode enviar?

Sim. A família pode enviar cópia do histórico escolar com as notas do aluno no 5º ano.

11) A escola ainda não entregou boletim, o que eu faço?

Peça na escola uma declaração com as notas da 1ª etapa, pelo menos. Se ainda assim não conseguir e se o aluno for aprovado na prova de seleção, entregue o boletim no dia da dinâmica.

12) Preenchi a ficha de inscrição e mandei todos os documentos. Como vou saber se meu filho foi selecionado para a prova?

A lista dos alunos selecionados para a prova é colocada em nosso site no dia informado na ficha de inscrição.

13) Qual a consequência para a família que apresentar informação falsa?

A apresentação de informações ou documentos falsos levará à eliminação do aluno do processo seletivo ou ao seu desligamento do Programa.


Endereço

Caixa Postal 2504
CEP: 30.140-971
​Belo Horizonte - MG

Contatos

(31) 3330.5008 - 3330.5000
E-mail: bomaluno@galicia.com.br

Funcionamento

Segunda a Sexta: 09h às 18h
Almoço de 12h às 13h30